segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Projeto de Segurança VIZINHO SOLIDÁRIO.

Bom dia a todos.

Verificamos um Projeto de segurança VIZINHO SOLIDÁRIO, que esta sendo implantado em varias cidades e que está dando certo.
Estamos pensando em aplicar este projeto aqui no Jardim Shangrilá.
Gostaríamos de saber de vocês sobre esta participação.
Achamos muito importante a segurança e união de todos.
Precisamos de um voluntário para ser o Lider Vizinho Solidário. Candidatos favor confirmar e nos enviar seu email. para : amas.sugestoes@gmail.com.

PROGRAMA VIZINHO SOLIDÁRIO

O Programa Vizinho Solidário tem como finalidade conscientizar os seus participantes da necessidade de zelarem pela segurança uns dos outros, reunindo-se em pequenos grupos.
Cada vez mais as pessoas vão sentindo a necessidade de se organizarem em movimentos comunitários para superar as dificuldades.”UNIDOS SEREMOS MAIS FORTES”. Isto confirma o preceito Constitucional de que “segurança é dever do estado, direito e responsabilidade de todos”.
O Programa Vizinho Solidário – PVS – inocula confiança nas pessoas que estão na linha de frente, juntas, na rua onde moram, a melhorar sua segurança, valendo-se da sabedoria, experiência, confiança, conhecimento, e solidariedade dos vizinhos para fabricar novas abordagens criativas e neutralizar, pela ação antecipada, fatos criminosos futuros. O programa permite aos moradores reconstruírem o sentimento tradicional de orgulho da vida comunitária, trazendo consigo a promessa de melhorar a qualidade de vida de nossos bairros.
Como vai funcionar?

1)      Cada região terá o seu “Líder Solidário”, e seus participantes deverão ser sócios do programa através do preenchimento do Cadastro do Morador.

2)      Através deste Cadastro de caráter reservado, as residências serão mapeadas onde será produzido um mapa da localidade e nele constará o nome dos moradores, número de telefone e residência.

3)      Cada morador associado receberá um mapa com os dados acima e se compromete a manter sigilo quanto ás informações contidas no material distribuído.

4)      O Líder Solidário do programa poderá organizar reuniões periódicas para que os vizinhos troquem informações e se conheçam melhor, aproveitando a oportunidade para falar sobre segurança, podendo até convidar uma autoridade, que poderá ser um policial militar ou civil ou membro da diretoria do CONSEG.

5)      Cada residência que participar do programa como sócio receberá uma placa para ser afixada em frente de casa com as inscrições, “Residência Sob Vigilância”.

Com os moradores cuidando uns dos outros:
1)      Aumenta-se a sensação de segurança.
2)      Cada cidadão se tornará cada vez mais responsável pela manutenção do compromisso de alertar os outros de como se prevenir contra o crime.
3)      Amplia-se o conceito de que a segurança não cabe só a polícia.
4)      O sentimento comunitário será resgatado.
5)      Melhorará a relação entre a polícia e a comunidade.

 
CONSEG – Conselho Comunitário de Segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário